Portal Dia a Dia

Brasil

Professor doutor Luiz Carlos Cancellier Reitor que se suicitou recebe manifestos de apoios

É inaceitável que pessoas de bem, investidas de responsabilidades públicas de enorme repercussão social tenham a sua honra destroçada em razão da atuação desmedida do aparato estatal.

Em nota a Andif afirmou que "é inaceitável que pessoas de bem, investidas de responsabilidades públicas de enorme repercussão social tenham a sua honra destroçada em razão da atuação desmedida do aparato estatal. É inadmissível que o país continue tolerando práticas de um Estado policial, em que os direitos mais fundamentais dos cidadãos são postos de lado em nome de um moralismo espetacular."

Núcleo da União da Juventude Socialista na UFSC em nota de solidariedade com o falecimento de Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC afirmou que "a perseguição política faz vítimas de formas distintas. Na ditadura, eram assassinadas com balas, com enforcamentos, até mesmo no pau de arara.

Nas "democracias" as vítimas são perseguidas no trabalho, sua obra de vida é jogada no lixo, sua contribuição para a sociedade vai ao chão e a vítima apenas termina o serviço que a injustiça começou.

O Cau era um bom camarada. Militou no movimento estudantil, abandonou sua graduação como muitos militantes fazem. Voltou pra universidade quando já não era mais jovem. Se graduou, fez mestrado, doutorado, virou professor, diretor de centro e elegeu-se reitor. Assumiu a gestão da Universidade Federal de Santa Catarina em pleno desmonte de tudo que era bom ao povo brasileiro e manteve-a em pé, para os trabalhadores, para os estudantes e para a sociedade brasileira.

Perseguições desse tipo não podem ficar impunes. Um poder da República não pode sobressair sobre os demais. A mídia que acusa, mente e persegue sem provas não pode sair ilesa.

Nos lembraremos da sua luta e da sua história, mas não nos esqueceremos dos seus malfeitores. A justiça seletiva e parcial que se estabeleceu tem lado, e não é o lado dos justos. A mídia não está no lado da verdade.

Para que não se esqueçam, para que nunca mais aconteça. Cancellier, presente!"

O PCdoB - SC lamenta falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina

É com grande tristeza e pesar que o Partido Comunista do Brasil de Santa Catarina e de Florianópolis recebem a notícia do trágico falecimento do professor doutor Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Consternados com o ocorrido, manifestamos nossa solidariedade à toda família, amigos e amigas e à comunidade universitária da UFSC.

Repudiamos toda e qualquer operação policial e judicial que não se paute pelo devido processo legal e pelo justo direito de defesa.

Cancellier no curso de sua trajetória pessoal e profissional, dentro e fora da Universidade, deu provas de seu caráter e compromisso com a ética e com os valores mais caros para a nossa sociedade.

Essa situação trágica além de nos entristecer nos preocupa e indigna. A bandeira da corrupção não pode ser empunhada para promover linchamentos e condenações sem o devido processo legal.

A exposição prematura, a parcialidade na condução das análises e a irresponsabilidade nas divulgações que comprometem a reputação das pessoas devem ser condenadas.

Nos resta clamar por justiça. Que nosso amor pelo Brasil e pela jovem democracia nos façam fortes par superar esses obstáculos.

Ademir Arnon Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista amitiu a seguinte nota: "Esse acontecimento é uma verdadeira tragédia para a sociedade catarinense. Advogado, jornalista e professor, o reitor Luiz Carlos Cancellier deu inúmeras contribuições ao longo de sua vida para a educação, o direito e o jornalismo no Estado. Todo o processo recente deve servir de alerta para o embrutecimento da sociedade que acompanhamos. Em primeiro lugar deve nos mostrar o perigo que é o julgamento apressado, o apedrejamento público do indivíduo, a acusação muitas vezes pouco responsável contra quem quer que seja. Perdem a família, os amigos, os alunos. Mas perdem principalmente a UFSC e a sociedade catarinense, privadas das contribuições de um individuo que ainda tinha muito a construir."

Página:

http://portaldiaadia.com//noticia/brasil/2017/10/02/professor-doutor-luiz-carlos-cancellier-reitor-que-se-suicitou-recebe-manifestos-de-apoios/329.html